Avançar para o conteúdo principal

Empreendedorismo


Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, no fundo é um dos alicerces sobre os quais construímos o mundo moderno, de bloco a bloco de pedra, de silício a silício até aos dias de hoje.

Atualmente é um termo muito utilizado no âmbito empresarial estando muitas vezes relacionado com a criação de empresas e/ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos, onde os seus representantes descobrem novas formas de fazer coisas antigas, inovando e optimizando processos e metodologias.

Desde a antiguidade que o conhecimento humano está assente nos "ombros de gigantes", passado de geração em geração, de mestre para discípulo ou como moeda de troca por um qualquer bem ou serviço. Conhecimento que ergueu enormes monumentos, como pirâmides e catedrais, muralhas e esculturas, castelos e calçadas, ... blocos esses que ultrapassaram já o mundo real e se formam agora no virtual, onde cenários tridimensionais, jogos e aplicações, páginas web e plataformas digitais governam muitos aspetos deste nosso mundo moderno.

Apesar de se poder pensar que caminhamos para um mundo desvirtuado de humanidade, a verdade é que apenas fazemos o que sempre fizemos, inovamos, avançamos para o futuro a um passo cada vez mais rápido, levados pela necessidade, conduzidos pelo engenho e a arte.

De conquistas de reinos à descoberta da pólvora, da Era dos Descobrimentos às inovações tecnológicas, alguns dos homens ficaram com os seus nomes para sempre gravados na História. Nomes antigos como Hammurabi e Sargão da Suméria/Babilónia, Ciro e Xerxes da Pérsia, Leónidas e Alexandre da Macedónia/Grécia, Júlio César e César Octaviano Augusto de Roma, a nomes mais recentes como Isaac Newton e Albert Einstein das teorias gravitacionais, Charles Darwin e Gregol Mendel das teorias evolutivas, Michael Faraday e James Clerk Maxwell das teorias eletromagnéticas, os "elétricos" rivais Nikola Tesla e Thomas Edison, a nomes atuais como Bill Gates e Paul Allen da Microsoft, Steve Jobs e Steve Wozniak da Apple, Linus Trovals e Richard Stallman dos projetos GNU Linux, Mark Zuckerberg criador do Facebook, Elon Musk fundador da SpaceX/Tesla, Jeff Bezos fundador da Amazon e Jack Ma criador do grupo Alibaba.

Se estes nomes são de homens que realmente primaram pelo sucesso obtido pelo seu esforço e empreendedorismo legítimo, muitos obtiveram-no de outra forma primeiro, como o caso abaixo:



Muitos foram os empreendedores que seguiram pela via do crime, onde uns nela vingaram e outros, pelos mais variados motivos se arrependeram e passaram a atuar por vias mais legais.

Certamente se encontrarão, pesquisando alguns exemplos destas duas formas de ascenção social.

O caso retratado no filme "Catch me if you can" teve no enredo como principal atividade a criação de falsas identidades com a finalidade de obtenção de verbas avultadas através da falsificação de cheques. Estas falsificações continuam a acontecer atualmente mas não apenas em papel como também nos sistemas informáticos, pois deixaram de ser só físicas e passaram para o mundo digital, pois atualmente tudo é composto de 0's e 1's..., o que para o bem ou para o mal veio e continuará a trazer alterações à forma de se fazer negócio, pois mesmo que as profissões ainda sejam mais "físicas", a gestão do lucro que geram passou a ser "virtual".

Podemos fazer a gestão financeira pessoal através de uma folha de cálculo recorrendo a um computador ou telemóvel, e a gestão e o acesso a crédito através dos sites das principais instituições financeiras presentes na internet.
Algumas formas de empreendedorismo:


Se antigamente apenas poderiam estar em locais sociais de destaque as famílias reais, os soldados mais valerosos, com o advento das descoberta marítimas surgiu uma nova classe social que provocaria a alteração de toda a sociedade - a Burguesia. A verdade é que estes burgueses já existiam com outros nomes no passado humano, pois as rotas comerciais sempre existiram desde o início das trocas comerciais entre diferentes tribos. Contudo nesta altura começou a espalhar-se a ideia de que com a ideia certa de negócio e esforço se poderia começar socialmente num patamar mais baixo e, no decurso de uma vida, se poderia terminar perto do topo da hierarquia social. 

Empreendedorismo... para quê darmo-nos a esse trabalho?:


https://www.ted.com/talks/cameron_herold_let_s_raise_kids_to_be_entrepreneurs#t-1076334

Empreendedorismo na época da primeira guerra mundial:



https://www.youtube.com/watch?v=eyFKQElz25o

Deve fazer-se o que se gosta, seguindo paixões? Ou...:


https://www.youtube.com/watch?v=Bce_wwKM7Eg


Artigo de opinião.

Analisando os milionários mais famosos do mundo e quais os negócios que gerem, podemos ver que o advento do "digital" trouxe novas oportunidades para quem as quisesse aproveitar. Pode não ser fácil, mas também o que o é para além de satisfazer as necessidades básicas que partilhamos com os animais?


Lista de empreendedores famosos:


Artigo sobre formação e empregos:



Mesmo não nos tornando milionários podemos e devemos "apanhar este barco" e seguir exemplos mais "modestos" como o criador da aplicação "flappy bird" e a verba que obteve apenas em duas semanas após a publicação da sua aplicação nas lojas de dispositivos móveis (smartphones e tablets), ou a equipa que criou o jogo "Fortnite" e a quantia que gerou num ano de trabalho.

Estes exemplos podem e devem servir de inspiração para que não nos contentemos com um rendimento/salário mínimo ou rendimento básico universal, pois sem a necessidade e sem o querer sempre mais (de uma forma saudável), nunca teremos o engenho e a arte de nos recriarmos e melhorarmos enquanto seres humanos enquanto caminhamos na superfície deste planeta. 

Criar uma simples aplicação recorrendo a uma linguagem de programação - Python.

A linguagem de programação Pyhton é uma das mais utilizadas atualmente e alguns aspetos contribuem para esta situação tais como a simplicidade de uso e rápida curva de aprendizagem:

Para instalar o Python basta fazer o download da última versão presente no site oficial e proceder à sua instalação. Depois, na linha de comandos basta digitar python e dar enter:

vejam-se dois simples exemplos de código para cálculo simples, um utilizando variáveis:



E este exemplo de código para escrita e armazenamento de texto:


>>> print("Olá Mundo!")
Olá Mundo!
>>> nome = input('Como te chamas?\n')
>>> print('Olá, %s.' % nome)
Como te chamas?
Python
Olá, Python.


Instalar pygame para testar aplicações simples:

Com o python instalado acede-se à linha de comandos e digita-se:
  • python3 -m pip install -U pygame --user

Para confirmar a instalação basta digitar o comando:
  • python3 -m pygame.examples.aliens

Lista de exemplos pygame:
  • https://www.pygame.org/docs/ref/examples.html

outros:
  • ...

fontes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empreendedorismo Mobile...

Aplicações, Nuvem, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, etc... Criar aplicações móveis para ANDROID e IOS utilizando a plataforma THUNKABLE: em atualização... fontes: https://pixabay.com/ https://thunkable.com/#/ https://www.panda3d.org/ https://www.panda3d.org/manual/?title=Starting_Panda3D https://www.python.org/